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3 dicas para capturar uma base de emails consistente

3 dicas para capturar uma base de emails consistente

Construir uma base de emails consistente de clientes não é tarefa fácil, culpa dos maus hábitos de antes (ou mesmo de hoje no caso de algumas lojas) com disparos indiscriminados de Spans e emails inoportunos. Mas não é por conta disto que você deve acreditar que o canal de email serve apenas para comunicação transacional ou avisos, não, utilizar o canal de emails para converter e aprimora-lo cada vez mais para este fim pode ser um dos melhores caminhos para crescer sua loja e mantê-la saudável. Além de construir uma base de clientes consistente e confiável, você precisa manter uma comunicação constante e saudável com eles.

 

Tudo isso faz com que o engajamento aumente e seu cliente esteja sempre pronto a lembrar de você no momento certo ou tenha a possibilidade de comprar algo, que o interesse, por impulso ao ver alguma oferta bacana. A conversão pelo canal de email pode fazer a diferença no seu negócio, uma vez que isso pode ajudá-lo a diminuir o CPA (custo por aquisição) e com isso aumentar os seus lucros.

 

O contato com seu cliente pode aproximar sua marca deles, mas claro que o bom senso é essencial para que voce não seja caracterizado como um Spammer.

 

1° Dica – Tente pegar o email sempre que possível

Costumo dizer que se tem algo mais importante depois da compra propriamente dita em uma loja virtual é pegar o e-mail do cliente. Você até pode não dar o devido valor à este quesito, mas acredite, ele pode transformar a saúde da sua loja. Isso por que através do email você pode manter a comunicação com o seu cliente e fazer com que ele volte a comprar com você depois, otimizando assim o seu CPA (custo por aquisição).

Procure a todo momento capturar o email do seu cliente utilizando pontos fixos nas páginas, pop-overs ou pop-up’s que podem ser exibidos em momentos estratégicos, mas neste último caso cuidado para não ser muito invasivo ou inoportuno com seu cliente. Estas estratégias podem aumentar muito o crescimento da sua lista de emails.

 

2° Dica – Isca de captura

Por qual motivo você daria o seu email para alguém? Pois é, seu cliente também se faz a mesma pergunta. Procure sempre oferecer algo em troca ao pedir o email dele, seja um cupom de desconto, ou um download de algo interessante para ele, ou um acumulo de pontos, um desconto na próxima compra, enfim… hoje dificilmente alguém te dará o email apenas para receber notícias.

 

3° Dica – Nutrição dos leads capturados

Depois de pegar o email do seu consumidor, você precisa nutri-lo com informações, campanhas ou descontos que realmente os interessem de acordo com a segmentação que você tem.

É muito importante que você saiba dosar a periodicidade dos envios para não se tornar um “chato” perante seu cliente e acabar indo parar na caixa de Spam dele. Procure planejar um fluxo de envios e respostas para as campanhas que fizer, isso vai facilitar muito o seu trabalho. Quanto mais você automatizar e personalizar a comunicação, maior as chances de engajamento terá.

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