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Ainda não tenho uma loja virtual, devo contratar uma consultoria de E-commerce?

Ainda não tenho uma loja virtual, devo contratar uma consultoria de E-commerce?

  1. Criar um plano de negócios (business plan, BP, como preferir):

    Essa pode ser uma das grandes decisões na hora de abrir um E-commerce. No plano de negócios, tanto financeiro quanto o próprio Canvas, são avaliados diversos pontos: o preço de venda (PV) está adequado dentro da margem? Minha margem paga os custos com Marketing, Adquirente, Anti-fraude, Antecipação (Ponto de Alerta), Fulfillment (Custos de Armazenamento), Conta Frete, Impostos e CMV (Custo da Mercadoria Vendida)?
    Alguns desses itens que vão fazer parte do seu DRE (Demonstrativo de Resultados) e poderão te mostrar se a operação é viável ou não.E, O consultor é a pessoa mais adequada para te dizer como viabilizá-la, mas, lembre-se: um plano financeiro deve ser feito com premissas e muita cautela, pois geralmente ele é um “chute próximo ao gol”.

    Nenhum plano se sustenta no campo de batalha, portanto, correções de rota e do plano de negócios vão fazer parte da sua jornada. A consultoria, com a transmissão de conhecimentos, deve passar essas informações.

2. Análises importantes do negócio e criação de um plano de rota

Criação de um planejamento estratégico e tático para a loja virtual, focando em diversos que vão ajudar o lojista na implementação, como: cadastro de produtos, árvore de categorização, definição dos meios de pagamento, definição dos meios de entrega, definição de estratégias omnichannel, marketplaces e estratégias de marketing digital.

3. Ajudar a escolher as tecnologias mais adequadas para o seu momento

Qual a melhor plataforma de e-commerce? Qual o melhor meio de pagamento? Qual a melhor maneira de armazenar e entregar os seus produtos? Que tipo de agência vai me atender?
Essas são questões que, baseado em um planejamento e com o do seu produto e negócio, o consultor poderá direcionar para o melhor caminho.

A consultoria tem em seu papel ser isenta e utilizar-se, sempre que possível, da sua força no mercado para conseguir melhores negociações para o lojista.

4. Planejamento de Marketing Digital / Vendas

Existem diversos tipos de consultoria de E-commerce. Existem consultores especializados em operação de E-commerce, outros em performance ou ainda híbridos. É importante analisar qual consultoria se enquadra melhor para o momento do seu negócio.

Minha sugestão é: se está começando, busque uma consultoria que consiga atuar em todas as camadas para que seu planejamento fique completo: SAC/Atendimento, Processos, Jurídico, Marketing, Financeiro, Tecnologia e Design/UX.

O ideal é  contratar uma consultoria de E-commerce antes de contratar uma plataforma, agência ou compra de mídia.. A consultoria com certeza vai te dar o melhor ROI à curto, médio e longo prazo!

Quer saber mais sobre como uma consultoria de E-commerce pode te ajudar? Veja este artigo.

A Sanders Digital conta com um time de consultores especializados. Quer conhecer mais sobre esse nosso serviço? Acesse aqui.

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