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Campanhas de email marketing: 7 motivos para se apostar

7 motivos para fazer campanhas de email marketing

Campanhas de email marketing: 7 motivos para se apostar

Muita gente se pergunta por que apostar em campanhas de email marketing, afinal hoje existem diversas alternativas mais modernas.

No entanto, vários dados mostram que o email marketing é uma ótima forma de engajar leads e aumentar conversões.

Segundo o Hubstpot  86% dos profissionais preferem utilizar o email para assuntos comerciais.

Pensando nisso, preparamos esse artigo com 7 motivos para apostar em email marketing, confira!

Relacionamento com o cliente

Campanhas de email marketing vão muito além da venda. Elas contribuem para o relacionamento com o cliente, sendo um ótimo canal para conversar com os seus consumidores.

O relacionamento está presente desde um email de boas vindas à loja, passando por confirmações de pagamento e envio, novidades e até datas comemorativas e sazonalidades.

Com o seu e-commerce presente no dia a dia do usuário, levando informações relevantes, ele se lembrará facilmente do seu negócio quando precisar.

Essa é uma ótima forma de manter a sua empresa sempre na memória do consumidor.

Custo benefício em campanhas de email marketing

Em comparação a outras ferramentas de marketing digital, o email marketing é muito barato.

Você precisará apenas de um bom disparador online para enviá-lo.

Além disso, o email é uma mídia que não demanda muitas peças gráficas ou de vídeo.

É importante utilizar profissionais ou agências de marketing, especializados para desenvolver boas campanhas de marketing digital.

Esse profissional deve ter um bom texto, bom planejamento de marketing e saber analisar os dados para criar campanhas eficientes.

Segmentação

A segmentação é uma das principais vantagens das campanhas de email marketing.

Você consegue separar seu público utilizando diversos filtros e categorias, podendo desenvolver conteúdos extremamente personalizados para eles.

Por exemplo, é possível separar todas as pessoas que compraram determinado produto e enviar emails promocionais com itens que complementam esse produto.

Isso aumenta muito a efetividade da campanha, segundo o Mail Chimp, emails segmentados têm taxa de abertura 14% maior e taxa de cliques 100% maior do que emails não segmentados.

Personalização

No email é possível personalizar diversos campos, como o nome, idade, cidade, produtos buscados, produtos adquiridos, entre outros.

Utilizar campos personalizados é uma das principais práticas para otimizar campanhas de email marketing.

Um email marketing personalizado deixará a impressão de exclusividade e importância para o consumidor.

É importante ressaltar que, para ter acesso a informações personalizadas, como o nome, cidade ou data de nascimento, você deve pedi-las assim que receber o email do usuário.

Esses dados contribuem para segmentar a campanha e personalizar os campos do email.

Entretanto, tome cuidado com quantos campos serão solicitados durante a captação de emails.

Muitos campos podem ajudá-lo a melhorar a segmentação, mas menos pessoas irão dar seus emails. Por isso, peça apenas o nome e o email, recebendo as outras informações na hora do cadastro para compra.

Automação em campanhas de email marketing

Uma das principais vantagens das campanhas de email marketing é a automação.

Diferentemente de campanhas em redes sociais, buscadores e mídia offline, no email é possível enviar a mensagem para as pessoas certas no momento certo.

Assim, é possível criar modelos de email marketing que serão enviados para a caixa de entrada do consumidor assim que acontecer determinada ação.

Por exemplo, assim que ele se cadastra na sua newsletter você pode enviar um email dando boas-vindas ao cliente.

Dessa forma é possível criar também automações de tempo de acordo com réguas de relacionamento.

Imagine a venda de remédios que duram cerca de dois meses. Depois desse tempo o consumidor terá que comprá-los novamente.

Assim, automatize a sua ferramenta de email marketing para enviar um novo email oferecendo novamente este produto cerca de dois meses após a última compra.

Existem ainda outros tipos de campanhas que podem ser realizadas dependendo da sua estratégia de marketing. Você pode, por exemplo, automatizar emails de abandono de carrinho, de sazonalidades ou de posts novos no blog.

Tudo isso vai depender da estratégia utilizada, do perfil do seu consumidor e do ciclo de vida do seu cliente.

Ótimo retorno sobre investimento

Se você ainda não foi persuadido a apostar em campanhas de email marketing, esse item vai te convencer: elas têm um ótimo retorno sobre investimento.

Também conhecido como ROI, o retorno sobre investimento refere-se a quanto você faturou em relação ao quanto você gastou. Por exemplo, se você gastou dez reais e faturou cem, seu retorno sobre investimento é dez.

Entre as principais características de campanhas email marketing bem feitas está o alto valor de conversão, aliado ao baixo custo, o que resulta em um ROI altíssimo.

Segundo uma pesquisa da Direct Marketing Association and Demand Metric campanhas de email marketing têm um retorno sobre investimento médio de 122%, quatro vezes maior do que qualquer outra ferramenta de marketing digital.

Fácil de analizar as campanhas de email marketing

Hoje em dia há uma grande variedade de ferramentas e plataformas que produzem relatórios e demonstram dados bem detalhados sobre o email marketing.

Elas chamam atenção pela precisão e quantidade de informações disponíveis para análise.

Diferentemente de outras plataformas, que nem sempre disponibilizam todos os dados, como as redes sociais, ou que não conseguem captar todas as sessões, como o Google Analytics.

Para analisar também não há nenhum mistério.

Os nomes das métricas como taxa de abertura, emails enviados, taxa de cliques e conversões são auto-explicativos.

Fizemos um artigo falando sobre as métricas mais importantes e como analisar cada uma delas. Confira!

Gostou do artigo? Quer conhecer mais sobre marketing digital e como aumentar as vendas da sua empresa? Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas!




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