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Como escolher uma plataforma de e-commerce

Como escolher uma plataforma de e-commerce

Se você atua ou tem interesse em atuar no mercado de e-commerce, com certeza já deve ter se perguntado: como escolher a plataforma de e-commerce ideal para mim?

Bom, a resposta para isto, assim como que para quase tudo na vida é: depende!

Escolher uma plataforma de e-commerce para o seu negócio depende de uma série de fatores que estão além de recursos de tecnologia. 

Além disso, é necessário escolher uma plataforma que consiga te abraçar em múltiplas etapas da sua jornada.

No mercado Brasileiro existem diversas opções de plataformas de loja virtual que podem viabilizar praticamente qualquer tipo de negócio.

Porém, alguns pontos precisam ser levado em conta na hora de escolher. Embarcar em uma plataforma que não possibilitará o crescimento sustentável do seu negócio pode ser uma grande furada.

Por outro lado, uma plataforma que está fora da sua realidade atual também não te daria tempo para crescer.

Neste artigo eu elenquei alguns pontos que ajudarão você a escolher de forma mais assertiva a sua plataforma de e-commerce.

Investimento faz diferença para escolher a plataforma de e-commerce

Um ponto muito importante para levar em conta é o tamanho do investimento que você está disposto a fazer inicialmente. Isto pode ser a sua primeira régua para decidir por uma plataforma de e-commerce.
 

Existem plataformas de entrada, plataformas mais avançadas e plataformas que podem te atender em praticamente todas as etapas de crescimento da sua empresa.

Nem sempre as melhores plataformas de ecommerce precisam ter um pricing alto, afinal isso inviabilizaria projetos de quem ainda está começando. 

Assim como a mais baratinha pode ficar pequena para você muito rápido, ou pior, pode ter poucos recursos a ponto de inviabilizar vendas.

Leve em consideração o custo benefício da proposta e principalmente quais as “travas” que o da plataforma de e-commerce contrato vai impor para você.

Plataformas de diferentes tipos como de código aberto, SaaS, premises ou multi-tennant podem possuir precificação diferente.

As integrações são pontos decisivos na escolha da sua plataforma

Outro ponto muito importante é o volume de integrações que a plataforma te proporciona. E quando eu falo em integração me refiro a tudo: soluções de pagamento, operadores logísticos, sistemas ERP, tecnologias terceiras, etc… 

A plataforma de e-commerce em si, a grosso modo, faz apenas a gestão do catálogo de produtos, armazena informações de estoque e preço, informações de pedidos e informações de clientes.

Meios de Pagamento

Mas para você efetuar uma transação financeira em si é preciso um gateway conectado a algum meio de pagamento que por sua vez captura o dinheiro. Por este motivo é muito importante verificar com quais operadores financeiros a plataforma tem conexão.

Operadores Logísticos

O mesmo acontece com operadores logísticos, a plataforma se conecta com a transportadora para trazer valores de frete e range de entrega. É muito importante verificar quais as possibilidades de integração com parceiros logísticos a plataforma possui.

Integrações com Sistemas ERP

No caso de sistemas de backoffice, chamados ERP (Enterprise Resource Planning ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial), o problema pode ser ainda maior. Principalmente se você já possuir um sistema dentro da sua empresa.

Isso por que muitas vezes trocar o ERP para um que tenha conexão nativa com a plataforma da loja virtual não é uma opção. Felizmente nos dias de hoje, em grande parte das vezes é possível solucionar o problema com o que chamamos de integradores ou middleware.

O middleware basicamente faz a ponte entre as conexões do ERP e do e-commerce, possibilitando assim a sua integração. Porém isto pode acarretar em mais custos, tanto para implantar quanto para manter.

Integrações com Sistemas Terceiros

Pode também existir a necessidade de integração com sistemas terceiros diversos como Hub’s, aplicações, marketplaces, etc… Caso esta seja uma necessidade, a plataforma precisará disponibilizar API’s para que se possa consumi-las e integrar aos sistemas terceiros.

Caso algum recurso que seja essencial para você não tenha aderência a plataforma, você terá que fazer uma escolha.

Tecnologia pode ser o inviabilizador na escolha da sua plataforma de e-commerce

Claro que os recursos de tecnologia também são importantes. Você precisa ter em mente o que será essencial para o seu negócio decolar, com base nisso poderá verificar se a plataforma de sua escolha possui os recursos necessários ou não.

As plataformas atuais possuem diversos recursos tecnológicos que podem fazer a diferença no seu negócio, porém, é importante se atentar às suas especificidades para escolher da maneira ideal.

Quando falamos em tecnologia, vai desde as possibilidades de integrações como mencionado no tópico acima até recursos de e-commerce como vitrines inteligentes ou carrinho de compra flutuante.

Outro ponto de extrema importante é no que se refere a tecnologia infraestrutural, ou seja, quanto o servidor da plataforma está preparado para aguentar grande volumes de acesso e transações. 

Verifique também o quanto a empresa provedora da tecnologia da loja virtual está antenada com a atualidade, principalmente no quesito performance. Nos dias de hoje a performance é tudo, ou seja, uma loja que demora muito tempo para carregar ou exibir as informações para o usuário compromete completamente o seu resultado.

Um outro ponto de extrema importância no que se refere a tecnologia, verifique como a plataforma de e-commerce trata os pontos essenciais de SEO. Recursos de customização de meta tags, estruturação do código, como ela trata os headers (H1, H2, H3, etc…), sitemap, robots, como é a customização de conteúdos e imagens na plataforma e tudo o que ela possui de recursos para otimização de SEO. 

O tráfego orgânico pode ser a chave da sustentabilidade da sua loja online. Por este motivo, questione tudo!

Customização é o que vai te dar liberdade para evoluir

Verifique também os recursos de customização da plataforma. Este é um ponto muito importante por que com base nisso você poderá levar uma experiência e um design diferenciado para os seus futuros clientes.

Quando sua loja virtual não possui uma experiência de compra eficiente, no que se refere a design, a sua taxa de conversão acaba ficando totalmente comprometida.

O layout do seu e-commerce precisa ser construído de uma forma na qual o usuário não precise pensar de mais para chegar no objetivo final, caso contrário ele simplesmente pode desistir de continuar a jornada de compra na sua loja virtual.

Isto significa entregar uma boa experiência de navegação para desktop e também para dispositivos móveis. Hoje em dia aqui na agência, em 90% dos nossos clientes, o maior volume de tráfego está concentrado nos dispositivos móveis. 

Uma plataforma de e-commerce engessada não evolui. E se ela não evoluir, sua loja virtual também não vai crescer.

Por fim, o que é importante além ter uma boa loja virtual?

De todo modo é muito importante salientar que se não houver uma estratégia bem definida de Marketing e de E-commerce, nem a melhor plataforma do mundo trará o resultado que você espera.

Pensar além de deixar a sua loja virtual de pé e bonita tendo um plano de investimentos a médio e longo prazo, com um cronograma de ações, pode fazer toda a diferença para você.

Costumo dizer que a implantação de uma loja virtual é o começo de tudo e precisamos pensar de forma enxuta para subir um e-commerce a de forma rápida e eficiente, assim como em uma start-up.

Mas para isto é preciso escolher a plataforma ideal e ter desprendimento. Entenda que você pode começar com uma loja mais simples e evoluí-la de forma mais assertiva com o tempo, conforme os seus clientes forem demandando estas evoluções de você. 

Lembre-se: ter um plano de implantação rápida e estruturada, mix de produto, preço competitivo, disponibilidade de produto, serviço diferenciado, conteúdo direcionado e uma boa estratégia de marketing é o que vai fazer a sua loja virtual vender de verdade.

A plataforma de e-commerce de sua escolha é a viabilizadora de vendas e ela precisa te dar escala para crescer, por este motivo, pense em todos os pontos citados neste artigo mas sem deixar as estratégias de de Marketing e de E-commerce do dia-a-dia de lado.

Quer saber mais sobre como escolher a plataforma de e-commerce ideal para você? então fale com um de nossos especialistas:

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