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Facilite a busca por produtos em Lojas Virtuais

Facilite a busca por produtos em Lojas Virtuais

Você já parou para analisar como os consumidores da sua loja virtual buscam pelos produtos que estão interessados? Pois é, o campo de busca tem um papel importantíssimo neste ponto.

Você ficaria impressionado em saber o quanto as pessoas utilizam o campo de busca, muitas vezes antes mesmo de navegar em qualquer outra sessão da loja. Dito isto, é melhor dar a devida atenção para este ponto não é mesmo?

 

Facilitar a busca por produtos é um ótimo começo para proporcionar uma boa experiência ao seu consumidor dentro da sua loja e este artigo tem o objetivo de ajudar você a começar. A seguir conheça algumas dicas que vão fazer a diferença para o seu consumidor quando ele precisar buscar por algo em sua loja virtual.

 

Dê o destaque que o campo de busca merece

Se você quer que as pessoas encontrem os produtos que elas precisam dentro da sua loja de forma rápida e fácil, não deixe o campo de busca escondido.

 

Faça com que a visualização do campo fique destacada e em lugar privilegiado, desta forma você garante que a experiência do seu consumidor para encontrar o que ele precisa, será naturalmente fácil e intuitiva.

 

Auto preenchimento relevante

Tenha certeza que o controle de busca da sua plataforma de e-commerce possua preenchimento automático e sugestões de produtos de acordo com o que seu usuário for digitando no campo. Isso torna a experiência de busca mais eficiente e dinâmica, além da possibilidade de se trazer outros produtos que possam interessa-lo e sejam relevantes.

 

Além disso, é muito importante que a sua loja  entenda palavras que podem ser escritas erradas e sugira ao usuário possíveis resultados, isso minimiza a chance de resultados não encontrados e auxilia o seu consumidor a encontrar produtos que tem uma forma de escrita ou pronúncia mais difíceis.

 

Imagem dos produtos nos resultados de auto preenchimento do campo de busca

Procure exibir imagens conforme o campo de busca for trazendo os resultados que o usuário vai digitando. Isso facilita a visualização e a identificação do produto conforme os resultados forem sendo listados.

 

Exibir apenas o nome já é melhor do que não exibir nada, mas quando seu usuário visualiza o produto, sua experiência acaba se tornando mais intuitiva e dinâmica. Se possível em sua plataforma de e-commerce, priorize a exibição de imagens nos resultados dos campos de busca.

 

Tenha um histórico do que já foi buscado

Quando você começa a guardar em sua base de dados o que seu usuário está buscando, automaticamente você inicia um processo de segmentação. A grande sacada a partir daí é começar a utilizar estes dados de forma estratégica em campanhas de e-mail marketing, recomendação de produto ou personalização de conteúdo.

 

Existem dois perfis de usuário na qual você pode trabalhar este processo: os que você conhece pois estão cadastradas no seu site e os que você não conhece. Para ambos é possível gravar históricos de navegação, o que muda aí são os processos.

 

No caso de um cliente já cadastrado e que estiver logado em sua loja, é possível integrar a um sistema de CRM que comporte estes dados e lhe permita utilizá-los conforme a sua estratégia (algumas plataformas de e-commerce possuem sistemas similares já integrados). No caso de quem não for cliente e não estiver logado, é possível fazer ações muito interessantes utilizando cookies que colherão os dados que você precisa para posteriormente utilizá-los da forma que for estrategicamente mais efetiva para você.

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