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Marketing de Referência: como transformar clientes em vendedores

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Marketing de Referência: como transformar clientes em vendedores

Já imaginou se você pudesse transformar os clientes da sua empresa em vendedores? Isso é possível com o marketing de referência!

Também conhecido como marketing boca a boca, o marketing de referência pode ser uma poderosa ferramenta na sua estratégia de marketing.

Quer descobrir como fidelizar seu clientes e transformá-los em embaixadores da sua marca? Então continue lendo esse artigo que nós, da Sanders, preparamos para você!

Marketing boca a boca no cenário digital

O marketing boca a boca é um velho conhecido de qualquer empresa.

Pense no seu dia a dia, quando foi a última vez que você foi a um restaurante novo sem ter a indicação de um amigo ou efetuar uma busca na internet?

Na hora de fazer uma aquisição importante, como a compra de um carro, é comum buscarmos a opinião de quem já tem o veículo, seja no nosso círculo de amigos, nas redes sociais ou em sites especializados.

O marketing de referência nada mais é do que a aplicação da estratégia do marketing boca a boca ao cenário digital.

Benefícios do marketing de referência

Aumento das vendas com marketing de referência

O principal benefício da implantação de uma estratégia de marketing de referência é o aumentos das vendas.

Quanto mais clientes estiverem falando bem da sua empresa para amigos e conhecidos, maior é chance que as pessoas dentro desse círculo também optem pelo seu negócio.

Fortalecimento da autoridade da marca

O marketing de referência também pode contribuir para o fortalecimento da autoridade da sua marca.

Mais pessoas, clientes e potenciais clientes, terão um conhecimento mais profundo do seu negócio através das mídias sociais e sua marca será, cada vez mais, reconhecida no mercado.

Publicidade gratuita com marketing de referência

Quando um cliente se sente tão satisfeito com uma experiência de compra que resolve compartilhá-la com seus conhecidos, ele está fazendo um verdadeira publicidade gratuita para a sua empresa!

E o melhor, a indicação tem um peso maior na decisão de compra do que qualquer outra forma de publicidade convencional.

Como implementar o marketing de referência no seu negócio

Agora que você já conferiu os benefícios que o marketing de referência pode trazer ao seu negócio é hora de descobrir como implementá-lo!

Invista no atendimento

Pode parecer óbvio, mas investir no atendimento é um dos passos mais importantes de qualquer estratégia de marketing.

Afinal, qual cliente voltará a comprar com sua empresa se não tiver um bom atendimento?

O cliente deve sempre se sentir bem tratado em qualquer interação com a sua empresa. Seja na loja física ou pela internet.

É importante oferecer treinamento para a equipe de vendas e atendimento, padronizando as formas de interação com o cliente não só no momento da venda, mas também no pós-venda e na resolução de problemas.

Qualquer forma de interação com o cliente deve seguir o mesmo padrão de atendimento alinhado com os valores da empresa, seja em um e-mail, telefonema ou nas redes sociais.

Mantenha uma presença ativa nas redes sociais

As redes sociais oferecem uma ótima plataforma para o marketing de referência, pois funcionam como um canal aberto de comunicação entre os clientes e sua empresa.

Se a sua empresa ainda não tem, já passou da hora de criar páginas do seu negócio no Facebook e no Instagram.

Essas páginas devem ser atualizadas com frequência, não só com a divulgação de informações sobre sua empresa e seus produtos ou serviços, mas também com o compartilhamento de conteúdos relevantes ao seu público.

Nas páginas de redes sociais é importante responder os clientes com agilidade. Caso não tenha um profissional disponível para essa tarefa na sua empresa, pode ser interessante contratar uma agência especializada em mídias sociais.

Favoreça a interação nas mídias sociais

Agora que sua empresa já presta um bom atendimento e tem páginas com conteúdos relevantes nas redes sociais é hora de implementar uma estratégia que favoreça a interação dos clientes.

É interessante criar uma ou mais hashtags que possam ser usadas pelos clientes quando compartilharem conteúdos relativos ao seu negócio nas redes sociais.

Procure interagir com os clientes em comentários de postagens e nas respostas de mensagens diretas.

Compartilhar postagens interessantes dos clientes na página da empresa é uma ótima forma de fazê-los se sentirem ouvidos e especiais.

Durante o processo de compra também é importante incentivar os clientes satisfeitos a compartilhar suas experiências nas redes sociais.

E claro, saber lidar com problemas nas mídias sociais é essencial. A forma como sua empresa trabalha na resolução de crises fala muito sobre sua reputação na mente de antigos e novos clientes.  

Gostou do artigo? Quer conhecer mais sobre marketing digital e como aumentar as vendas da sua empresa? Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas!




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