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Marketing Digital para e-commerce: 6 dicas de sucesso!

Marketing Digital para E-commerce 6 Dicas

Marketing Digital para e-commerce: 6 dicas de sucesso!

Nós, da Sanders, somos especialistas em Marketing Digital para e-commerce, por isso, sabemos quais são as principais dificuldades para quem está começando na área.

Pensando nisso, fizemos esse artigo com seis dicas incríveis para fazer o seu e-commerce crescer! Boa leitura!

Conheça o seu consumidor antes de iniciar suas estratégias de marketing digital para e-commerce

Não é segredo que conhecer o consumidor é uma das principais premissas para realizar uma estratégia de marketing digital assertiva.


É preciso entender quem ele é, qual a sua faixa etária, seus hábitos de consumo, onde mora, suas necessidades e os canais de acesso.


Uma técnica que ajuda a definir quem é o consumidor da sua loja virtual é a definição das personas. Perfis específicos criados a partir dos hábitos, gostos e dores do cliente.


Com as personas definidas, você terá o que é necessário para entender o consumidor, o que ele busca no seu site, como você pode ajudá-lo e quais são os melhores momentos para atendê-lo.

Preste atenção no ciclo de vida do seu cliente

Depois de uma sessão de limpeza do dentista ele provavelmente diz para você voltar em quatro ou seis meses, porque sabe quando é a melhor hora para que você possa voltar e fazer uma nova limpeza.

Com a sua loja não é diferente! Você já deve conhecer o ciclo de vida aproximado do seu cliente. De quanto em quanto tempo ele volta à sua loja, quais produtos adquire e etc.

Sabendo disso, planeje uma estratégia de comunicação e ações de marketing que respeitem o ciclo de vida do cliente.

Se o seu produto acaba em dois meses, por exemplo, não deixe de lembrar o cliente de comprar novamente depois desse período.

Já em um exemplo contrário, se o seu produto é adquirido uma única vez na vida, você não precisa gastar tempo e dinheiro lembrando-o de adquirir novamente, mas pode oferecer itens que possam ser usados com ele.

Isso pode ser feito por diversos meios, como e-mail marketing, assinaturas, notificações de push, anúncios de mídia, etc.

Ofereça itens relacionados

Essa é uma dica de ouro para quem não está acostumado com e-commerce.

Você já deve ter reparado que em diversas lojas virtuais, na hora de fechar o pedido, são oferecidos outros itens que complementam o que você está comprando. Se você está comprando uma pizza, por exemplo, ele pode te oferecer um refrigerante.

O resultado é o aumento do ticket médio.

Você pode tanto oferecer um produto que complemente o outro, quanto oferecer um item que tem relação com o outro, como camisetas de mesmo modelo mas tamanhos diferentes, ou livros do mesmo autor.

Para saber o que oferecer é importante combinar o seu conhecimento de lojista com o conhecimento detalhado do público.

Se o seu e-commerce já tem alguns anos de vida, utilize dados para validar os produtos e entender o ciclo de compra do consumidor.

Tente pegar o e-mail do cliente sempre que possível

Com tantas plataformas, redes sociais e canais, muita gente ainda esquece que o e-mail continua sendo uma ótima ferramenta de marketing digital para e-commerce.

Por isso, pegue o e-mail do seu cliente sempre que possível.

Crie diversos espaços para pedir o e-mail do cliente no site. Podem ser pop-ups, campos de cadastro ou landing pages.

Lembre-se que pouquíssimos clientes darão o e-mail sem nada em troca. É interessante ter ações que o beneficiem, como descontos, newsletters ou um blog com conteúdo relevante.

Com o e-mail em mãos você poderá fazer diversas ações de relacionamento e vendas para a sua marca, como iremos explicar mais para frente.

Relacione-se com o seu consumidor

Para engajar seu consumidor você deve ir muito além do momento da venda.

Crie uma identidade para a sua loja que seja condizente com a sua empresa e com o consumidor. Ela é mais formal ou informal? Quais são os assuntos de interesse? Se ela fosse uma pessoa, como seria?

A partir disso, elabore uma linguagem para conversar com o consumidor. Assim, quando ele passar o e-mail, você pode abordá-lo falando que está muito feliz com a sua inscrição, mostrando as vantagens da sua loja online ou até mandando um cupom de desconto.

Tudo isso depende do perfil da sua loja e do seu consumidor.

Além do e-mail, você também pode utilizar as redes sociais e mídias offline para relacionar-se com ele.

Não invista em todos os canais, seja criterioso e entenda quais são os melhores espaços para passar o conteúdo que você deseja para o público certo.

Nessa etapa o importante não é gerar vendas. Mas criar e desenvolver uma comunidade em torno da sua marca.

É importante mostrar como sua marca é humana e acessível para os consumidores. Por isso, invista em um bom canal de relacionamento com o consumidor, tanto por telefone, quanto por e-mail e pelas mídias sociais.

Demonstre quem é você. De onde veio a marca, seus criadores, sócios, funcionários e o dia a dia da empresa.

Gere conteúdo relevante em sua estratégia de marketing digital para e-commerce

O conteúdo é um dos principais pilares do marketing digital para e-commerce.

Produzir conteúdo relevante é a base de estratégias de SEO, inbound marketing e marketing de conteúdo.

Para pensar no que produzir, analise seu comércio eletrônico e descubra quais são as palavras-chave utilizadas pelos consumidores para chegar no seu site.

É possível também ter uma ideia de quais são as principais palavras-chave buscadas de acordo com a sazonalidade e volume no Google Trends.

Com a geração de conteúdo relevante o seu site vai se tornar mais do que um e-commerce, ele será um espaço onde as pessoas buscarão informações sobre o assunto da sua empresa.

Dessa forma, sua empresa ganhará autoridade e você terá conteúdo para oferecer para o consumidor através de e-mail e redes sociais.

Previna abandonos

Uma dica básica de marketing digital para e-commerce é: previna abandonos.

Isso inclui abandono do site, do e-mail marketing e, principalmente, abandono de carrinho.

Quando o cliente está na parte mais importante do site, a fase de finalização da compra, nada deve fazê-lo sair do caminho.

Por isso, é importante deixar todo o processo de checkout simples, rápido e intuitivo.

Ofereça um cadastro rápido e direto, pedindo o menor número possível de informações do cliente. Geralmente, nome, e-mail, telefone e CPF já são suficientes.

Na etapa de pagamento deixe o autocomplete habilitado, poucas pessoas têm paciência de colocar toda vez os dados do cartão e o endereço.

Fique atento também ao design, é importante destacar os botões que você gostaria que o consumidor clique, como “comprar” e “finalizar compra”. Diminuindo aqueles que você não gostaria que ele clicasse, como o de “retirar produto” e “voltar”.

A disposição dos espaços e botões também é importante, ela ajuda a guiar o cliente pelo site.

Procure colocá-los em uma ordem lógica e desabilitar os botões para continuar quando o usuário não tiver terminado de preencher os dados necessários.

É interessante colocar avisos que demonstram onde está o erro, e mensagens ou “checks” mostrando o preenchimento correto dos espaços.

Como você quer que o cliente passe de forma rápida e fácil por essa etapa, você deve deixar o design o mais limpo e simples possível. Retire o menu do site, espaços de publicidade e banners.

Teste e mensure os resultados de sua estratégia de marketing digital para e-commerce

Marketing digital é muito mais do que realizar ações para melhorar o seu negócio, é preciso monitorar e analisar os resultados para crescer.

Se você não monitorar os resultados, não saberá quais ações surtiram resultado e quais foram os resultados alcançados.

Para monitorá-los, utilizes softwares como o Google Analytics, que mostram dados sobre os visitantes do seu site, o comportamento, aquisições, entre diversas outras informações.

Na hora de implementar uma nova ideia ou estratégia de marketing digital para e-commerce procure testar uma variável por vez, dessa forma você poderá analisar melhor os resultados posteriormente.

A Sanders Digital é uma agência de marketing especializada em e-commerce. Nossa missão é fazer o negócio de nossos clientes crescer. Nossos cases de sucesso incluem Suvinil, Danone , Tena,BRASILTronic e Glasses4you.

Quer saber um pouco mais sobre a metodologia e expertise da Sanders em campanhas e estratégias de e-commerce? Então entre em contato com a gente e fale com um especialista sem compromisso:

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