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Marketing digital para pequenas e médias empresas

Marketing Digital para pequenas e médias empresas

Marketing digital para pequenas e médias empresas

Já passou o tempo em que estratégias de marketing digital eram um privilégio de grandes negócios. Marketing digital para pequenas e médias empresas é uma realidade e ambas podem se beneficiar, e muito, de uma presença digital bem construída.

Se sua empresa ainda não investe em marketing digital é necessário mudar essa situação o quanto antes!

Para ajudar nessa tarefa, nós, da Sanders, preparamos esse artigo com dicas de como seu negócio pode melhorar com estratégias de marketing digital, confira:

Construa um plano de marketing digital para pequenas e médias empresas

O primeiro passo na construção do Marketing digital para pequenas e médias empresas é a criação de um plano de marketing. Sem ele, você estará navegando nas águas da internet sem uma bússola.

Nessa primeira etapa você deve definir claramente quais são os seus objetivos. Efetue uma pesquisa do mercado e dos seus concorrentes. Observe e analise seus sites e os perfis nas mídias sociais.

Essa pesquisa pode oferecer ótimo insights, de estratégias que funcionam ou não, para o seu negócio.

Depois da pesquisa é a hora de criar um plano de ação. Nesse momento sua empresa irá definir quais serão os canais utilizados na estratégia de marketing.

Lembre-se, não é preciso trabalhar com todas as mídias disponíveis, mas sim, escolher aquelas que sejam mais relevantes para o seu negócio.

Com o plano de ação definido é o momento de criar um cronograma para o desenvolvimento das ações de marketing.

O cronograma deve ser dividido de acordo com as etapas do projeto, incluindo a fase de implantação e mensuração dos resultados.

Entenda seu público

Entender qual é o seu público-alvo é importantíssimo para o sucesso do marketing digital para pequenas e médias empresas! Você ficaria surpreso com a quantidade de empresas que investem em campanhas e estratégias de marketing sem ao menos conhecer o perfil de seus clientes.

Normalmente o público-alvo é definido através de características como idade, sexo, classe social, nível educacional, poder aquisitivo e hábitos de consumo.

A definição do público-alvo também envolve pesquisa. Sua equipe de vendas provavelmente já tem uma ideia do perfil de seus clientes que pode ajudar nessa etapa.

Procure também fazer uma pesquisa diretamente com os seus clientes. Questionários e grupos focais são maneiras eficientes de coletar as informações.

Esses dados precisam ser organizados sistemicamente para que possam ser identificados padrões.

Crie um bom site

Agora que você já tem um plano de marketing definido e já conhece seu público-alvo é a hora de criar, ou melhorar, seu site!

Seu site é seu cartão de visitas online. Devendo refletir os ideais e objetivos de sua empresa.

Invista em um layout atrativo, otimizado para dispositivos móveis. O conteúdo também é muito importante, deve ser relevante e esclarecer eventuais dúvidas que os clientes tenham em relação ao seu negócio.

Para que seu site tenha uma boa posição em motores de busca, como Google, Bing e Yahoo, também precisa ser otimizado para SEO.

Estratégias de SEO incluem uma atualização do código do seu site, assim como a indexação de palavras-chave e a criação de conteúdos relacionados a essas palavras-chave.

Se sua empresa já tem um site, faça uma análise de todo o código, eliminando bugs e páginas quebradas.

Para melhorar a posição do seu site nos motores de busca você também pode investir em links patrocinados no Google Ads.

Invista nas redes sociais

As redes sociais oferecem uma ótima plataforma tanto para atrair novos clientes, quanto para manter um bom relacionamento com seus clientes atuais. As redes sociais é um ótimo canal para suas ações de marketing digital para pequenas e médias empresas.

Sua estratégia de comunicação nas mídias sociais deve ser condizente com seu plano de marketing digital e alinhada com seu público-alvo.

As maiores redes hoje são o Facebook e Instagram, mas sua empresa também pode se beneficiar de uma presença no Youtube e LinkedIn.

Além da divulgação dos seus produtos ou serviços, as mídias sociais também oferecem uma oportunidade de gerar conteúdo relevante para seus clientes.

Compartilhe dicas e outros assuntos que sejam interessantes, assim seu público não irá sentir que está sendo bombardeado com anúncios.

As redes sociais oferecem um canal de comunicação direto com seus clientes, por isso, não deixe de responder os comentários e mensagens.

Preste um bom atendimento

Pode parecer óbvio, mas prestar um bom atendimento é um ponto essencial na sua estratégia de marketing digital.

Além do monitoramento das mídias sociais, como já falamos acima, também é importante responder a reclamações em sites como o Reclame Aqui.

Muitos clientes fazem uso desse tipo de site para buscar a solução de problemas relacionados a produtos e serviços.

E claro, também preste um bom atendimento através do telefone, e-mail e chat. Treine sua equipe para ser cordial e educada. Lembre-se, seus colaboradores estarão representando sua empresa e precisam ter uma qualificação adequada.

Contrate uma agência especializada em marketing digital para pequenas e médias empresas

A contratação de uma agência especializada em marketing digital para pequenas e médias empresas traz diversos benefícios para a sua empresa.

Uma agência especializada tem as ferramentas e a experiência necessária para analisar o negócio da sua empresa e oferecer estratégias que estejam alinhadas com seus objetivos.

Uma coisa que muitas empresas esquecem é que nenhuma agência sozinha faz milagre. É preciso que haja um canal de comunicação com a empresa através de um profissional qualificado que tenha conhecimento em marketing digital.

Invista na qualificação do seu profissional ou equipe de marketing, através de cursos e certificações em marketing digital.

Buscar uma consultoria de marketing também é uma boa ideia. Um consultor especializado pode oferecer as melhores soluções para o seu ramo de negócio e trabalhar em conjunto com a agência de marketing digital.

A Sanders é uma agência especializada em fazer o negócio dos nossos clientes crescer!

Oferecemos a melhor estratégia de marketing digital personalizada de acordo com as necessidades de sua empresa, seja ela pequena, média ou grande. Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas!










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