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O que é Funil de Vendas?

Funil de Vendas

O que é Funil de Vendas?

O Funil de Vendas é composto de etapas que contribuem para entender todo o processo de marketing digital. É separado em topo de funil, meio de funil e final de funil.

O Funil de Vendas é um conceito importantíssimo para a construção de uma estratégia de marketing digital que gere resultado no seu negócio.

Este artigo mostrará o que é um Funil de Vendas e detalhá-lo. Sua aplicação permite que você possa alavancar as vendas do seu e-commerce ou loja virtual.

O conceito do Funil de Vendas

O Funil de Vendas é um modelo estratégico que visa abordar toda a jornada do consumidor, começando pelo primeiro contato com a marca até a aquisição do produto.

Ele é conhecido como a estratégia macro de todo planejamento de marketing digital, pois consegue compreender  o caminho que o cliente faz desde o conhecimento da marca até a efetivação da compra.

O Funil de Vendas é representado assim:

Funil de Vendas

O funil representa o número de pessoas que realmente acabam por virar clientes.  Afinal nem todos que conhecem uma marca são clientes dela. O Funil de Vendas pode ser dividido em três partes: o topo do funil, o meio do funil e o final do funil.

Topo do Funil (descoberta do problema)

Essa é a primeira etapa do Funil de Vendas, quando o consumidor entra em contato com a sua marca pela primeira vez. Ele ainda não sabe que tem um problema, a sua função é mostrar qual é o problema e ajudar a identificá-lo.

Aqui você deve fornecer ideias para que ele possa reconhecer pelo o que está passando e vá atrás de uma solução. Utilize textos com conteúdos relevantes e fáceis de compreender, como posts de redes sociais, artigos de blog, vídeos e infográficos.

Nesta etapa do Funil de Vendas você não deve focar em informações sobre a sua marca ou buscar finalizar uma venda. No entanto, é importante que você encontre alguma forma de captar o consumidor, podendo ser através do e-mails, redes sociais ou cadastros no site.

Funil de Vendas

Meio do Funil (busca por solução)

Depois de receber diversos conteúdos relevantes que contribuem para que o consumidor defina seu problema, ele vai começar a buscar soluções. Nessa etapa do Funil de Vendas você deve mostrar o que o cliente pode fazer para solucionar o problema.

O consumidor já estará familiarizado com os termos técnicos e especificidades do seu problema, por isso é bastante útil a criação de conteúdos que sanem dúvidas específicas.

No meio do funil você ainda não vende os seus serviços ou trabalha a sua marca, porém é importante que aponte  soluções que sua empresa pode fornecer. Dê exemplos de serviços, técnicas e ferramentas que são especialidades do seu negócio.

Para que o conteúdo siga relevante, lembre-se de segmentar os contatos que adquiriu no topo do funil e direcioná-los para as pessoas certas. Dessa forma você continuará sendo uma fonte interessante para o consumidor.

Funil de Vendas

Final do Funil (conversão)

A última parte do funil é a que você mais está esperando: a venda. Essa é a hora de mostrar que a sua empresa é perfeita para o cliente, explorando cases, exemplos e a sua força no mercado.

É importante que os cases e as soluções oferecidas sejam condizentes com o perfil e o tipo de conteúdo acessado pelo consumidor nas etapas anteriores do funil. Os potenciais clientes já têm uma relação de confiança com você pelas informações apresentadas que contribuem para que ele solucione seus problemas.

Essa é a hora que a equipe de vendas entra em ação e aborda o cliente diretamente, seja através de ações promocionais, ligações ou descontos. Assim que o consumidor transforma-se em um cliente, fecha-se o ciclo do Funil de Vendas.

Funil de Vendas

O Funil de Vendas permeia todo o marketing digital, seu entendimento é fundamental para realizar ações estratégicas que convertam seus potenciais clientes em vendas. Quer entender como aplicar o Funil de Vendas no seu negócio? Cadastre-se e receba ótimas dicas.

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