fbpx
 

Plataforma e implementação VTEX

Plataforma e implementação VTEX

A VTEX é uma das plataformas de E-commerce mais utilizadas no Brasil por médios e grandes players e a cada dia vem se globalizando ainda mais, com cerca de dois mil clientes pelo mundo.

A implantação na VTEX é uma das especialidades da Sanders. Atuamos desde 2013 com a plataforma e somos VTEX Partner Certified com mais de 300 lojas implantadas.

A VTEX possui um extenso número de qualidades e flexibilidades para construção de soluções, denominando-se realmente como uma plataforma.

A plataforma é embarcada como SaaS (Software como Serviço) Multitenant – Single Code Base , ou seja, é um único código que recebe diversas atualizações diariamente, sendo que cada módulo recebe as atualizações de forma independente. Podemos listar diversas vantagens em uma solução SaaS Multitenant:

  1. Se a plataforma ficar fora do ar, todos os clientes ficam, aumentando assim a necessidade da plataforma buscar a cada dia ser mais estável.
  2. Todas as atualizações são fornecidas para todos os clientes, não existe versionamento), é uma única versão sempre atualizada.
  3. Segurança e “menos dor de cabeça”: você não precisa ter um time de TI dedicado, toda escala, segurança e evolução dos servidores são providos pela própria VTEX ,hoje utilizando recursos da Amazon Web Services.

A VTEX também possui a certificação PCI-DSS. Foram investidos mais de US$ 2,5 milhões para conquistarem essa certificação de segurança homologada globalmente para estar de acordo com as normas de segurança/compliance das bandeiras em poder armazenar dados de cartão de crédito, facilitando assim a recompra e aumentando a conversão.

Em termos de funcionalidades, a plataforma realmente atende a diversos requisitos. Sendo que essas funcionalidades podem ser utilizadas inclusive para lojas B2B, B2C ou até mesmo para B2B2C (marketplace), que já implementamos aqui na Sanders: veja o case.

  • Logistics – possibilidade de multi estoques, multi docas, retira na loja, multi transportadoras, geolocalização. Destacamos que para clientes com diversas lojas físicas, existe  a possibilidade de realizar o famoso “Pick up store” (retira na loja) de forma eficiente e também o recurso de geolocalização.
  • Rates & Benefits – milhares de recursos para promoções: desconto progressivo, compre junto, leve mais por menos, preço máximo por item, compre e ganhe, promoção de campanha. Já configuramos na VTEX diversos tipos de promoções que ajudaram nossos clientes a aumentarem a conversão e realizarem um trabalho eficiente de clusterização. Exemplo: você pode enviar um e-mail marketing com frete grátis para uma base de e-mail específica, de forma que somente usuários advindos daquele e-mail terão frete grátis, ou até mesmo um catálogo com preços diferentes nos produtos para aquele segmento de clientes.
  • Payments / PCI – a VTEX conta com um gateway de pagamento próprio que pode ser utilizado e já integrado com diversos adquirentes. Destacamos a utilização de multi adquirência (onde você pode colocar um adquirente somente para Mastercard e outro para VISA, por exemplo, para testar a taxa de aprovação ou até mesmo por condições comerciais) e a possibilidade de poder utilizar private label.
  • Masterdata – o masterdata da VTEX é um caso à parte, uma poderosa ferramenta que permite que muitas funções não nativas na plataforma possam ser desenvolvidas. Além de cuidar do Profile System e ser um poderoso sistema para extração de dados para o seu CRM, ainda pode ser utilizado para criação de aplicações para clientes específicos (promoção via cluster de clientes), venda para empresas (B2B), entre outros. Aqui o céu é o limite.
  • CMS (Content Management System) – é o módulo mais utilizado tanto durante a implantação VTEX quanto no dia a dia para manutenções e evoluções na camada de frontend da loja virtual. O CMS possibilita a manutenção ou criação em qualquer layout. Autonomia total na subida de scripts e modificações nas páginas da loja e templates de página, por exemplo, de departamento ou produto.
  • Políticas Comerciais: é outro ponto forte da plataforma,o lojista pode ter diversos tipos de políticas comerciais para atender cenários como:
    – Catálogo de produtos específico com preços específicos para um segmento de clientes ou canal de vendas. – Seleção de preços e produtos específicos em catálogo para marketplaces.
    – B2B.
  • Central de Mensagens: um recurso óbvio mas não menos importante, a autonomia de poder configurar os e-mails transacionais, como de pedido aprovado, pedido cancelado. Sempre destacamos a importância deste e-mail ser personalizado com a identidade visual do lojista.
  • OMS (Order Management System): o módulo de pedidos da VTEX. É aqui que os pedidos gerados aparecem. Sempre damos a preferência para que o lojista verifique os pedidos diretamente no sistema de ERP integrado à VTEX e ao OMS para realizar o tratamento do pedido, emissão de nota fiscal e envio da mudança do status de pedido na VTEX.
  • Integração com Marketplaces: a VTEX possui diversos marketplaces homologados que podem ser integrados, de forma simples, pelo próprio painel de administração da loja, por Política Comercial inclusive.

O poder Omnichannel na plataforma VTEX

Os conceitos de omnichannel são cada vez mais discutidos hoje em dia,o que não é mais uma tendência – e sim uma obrigação em respeito ao seu cliente e suas vendas.

A integração desses canais é de suma importância e diversos recursos são possíveis.

Deixamos aqui para quem quiser iniciar com omnichannel na VTEX duas sugestões:

  1. Utilize um cupom com um código para os seus vendedores da loja física e dê um desconto para seu cliente. Toda vez que ele utilizar o cupom do seu vendedor ele é comissionado e o cliente ainda ganha um desconto. Se você acha que isso pode ser caro, faça a conta do CPA da sua loja.
  2. Vitrine infinita: tem produto no e-commerce que não está exposto ou não tem estoque na loja? Deixe o seu vendedor vender com um tablet!

Perguntas Frequentes sobre VTEX

Eu preciso ter um sistema de ERP?
É imprescindível que você tenha um sistema de ERP integrado à VTEX. Todo os processos de faturamento fiscal, fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, inventário, etiquetagem, entre outros, ficam a cargo do ERP.

Esse é um ponto de grande importância em um projeto e você deve analisar o seguinte:

Se você já tem um ERP: ele já possui integração com a VTEX? Já existem clientes deste ERP com essa integração funcionando? Quanto custa para ativá-la? Se não tem nenhuma integração feita com a VTEX, qual o investimento dessa integração? Quanto tempo ela leva para ficar pronta? Existe algum integrador no mercado que já tenha essa integração pronta?
Se você ainda não tem um ERP: a sugestão é buscar um ERP que já possua clientes com integração na plataforma VTEX, seja diretamente entre o ERP e a VTEX, seja via integrador.

O front end da plataforma VTEX é personalizável?
Como falado anteriormente neste artigo, o CMS é um recurso extremamente poderoso para a personalização total. Você deve ter um bom designer com experiência em user experience e e-commerce com foco em conversão, ou contratar uma agência que tenha acesso aos arquivos de layout para o desenvolvedor frontend conseguir realizar a implantação deste layout na VTEX utilizando o CMS.

Qual é o tempo de um projeto de E-commerce na VTEX?
Para essa pergunta não existe uma resposta pronta, isso depende de vários fatores, tanto do lojista quanto da agência e do integrador (ERP). São diversas pessoas envolvidas na implantação, por isso, sugerimos sempre que seja feita uma matriz de responsabilidades e um cronograma com um bom gerente de projetos para a que o projeto seja gerenciado de maneira eficiente. ansiedade do go live não deve afetar a qualidade do projeto. Sabemos que “time to market” é importante, porém, sua equipe interna deve estar alinhada para que isso acontecer.

Eu já tenho uma loja virtual e pretendo fazer a migração de plataforma para a VTEX, qual o melhor caminho?

Existem vários caminhos, mas alguns pontos latentes não podem ser esquecidos:

  • Redirect 301: o famoso de/para de URLs antigas para as novas, NÃO DEIXE DE FAZER, sua loja pode perder toda ou boa parte da receita obtida via Google orgânico.á vimos muitas lojas reclamarem que depois da migração para a VTEX tiveram uma queda nas vendas e o fator principal foi não ter feito o Redirect 301.
  • Não é só fazer um “copiar e colar” do layout da plataforma atual para migrar para a VTEX. Aproveite esse momento de mudança para rever o seu layout e a experiência de compra para o seu cliente. Quanto melhor a experiência, melhor a taxa de conversão.
  • SmartCheckout e migração de clientes,outro ponto importante na migração é que com o SmartCheckout da VTEX seus clientes não terão a necessidade de se logar. Não deixe de avisar seus clientes sobre essa mudança.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco!

No Comments
Post a Comment