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Por que contratar uma consultoria de E-commerce?

Por que contratar uma consultoria de E-commerce?

Se de fato todos buscassem informação, com certeza a taxa de mortalidade do comércio eletrônico seria menor. Primeiro, porque comércio eletrônico antes de tudo é comércio. Se você já tem uma loja física e já é um bom comprador, com certeza terá algumas vantagens, porém, entender os processos e o público-alvo que você vai atingir no E-commerce pode ser um grande diferencial.

A consultoria é fundamental para encurtar caminhos. Quanto tempo você gastaria (e quanto custa seu tempo?) para entender sobre como escolher uma plataforma, como analisar dados com foco em aumentar as suas vendas, qual o processo logístico mais apropriado, como fazer suas primeiras vendas, como atender o seu cliente da maneira mais adequada? Uso estoque compartilhado ou segregado? Vou conflitar canal com revendas? Se sim, como tratar isso?

Essas são algumas perguntas que comumente respondemos em consultorias e, além de dar o caminho, geralmente a consultoria deve atender às necessidades específicas do lojista e apontar outras que serão analisadas em um diagnóstico.

A consultoria de E-commerce, como o próprio nome já diz, não consiste em  executar alguma ação, mas sim, ensinar a executar – é o famoso “não dê o peixe, ensine a pescar”. Ela tem como papel a transmissão de conhecimentos e a criação de Planos de Ação para o atingimento dos objetivos que foram discutidos previamente.

É o papel do consultor de E-commerce analisar se as metas estabelecidas pelo lojista são viáveis, ou seja, se essas metas são possíveis dentro da realidade atual. Por vezes realizamos o que chamamos de “replan” para re-planejarmos as metas, outras vezes, analisamos o que é preciso (pessoas, fornecedores, mídia) para que o lojista consiga atingir essa meta.

A consultoria tem uma visão não-emocional sobre seu negócio. O consultor pode ajudar a tomar decisões difíceis, mas necessárias, para os objetivos da empresa.

Além disso, é uma pessoa externa que não tem vínculos emocionais com os fornecedores e clientes.

Já presenciei vários casos onde o cliente tinha tanta amizade com os fornecedores que não estava vendo que o seu preço era o mais caro, que não sabia lidar com a agência digital e acabava deixando a agência na zona de conforto pois “se o cliente não demanda…” (o que é errado e vamos falar sobre isso em outro artigo). A consultoria tira o seu negócio da zona de conforto.

É importante estabelecer uma confiança com a consultoria, pois dados de faturamento, margem líquida e retirada de lucros, muitas vezes são abordadas e o lojista não pode se sentir invadido, por isso, estabeleça no contrato da consultoria termos de confidencialidade dos dados.

Um bom sinal de que o consultor irá cuidar bem da confidencialidade dos dados é justamente perceber que ele não abre informações sobre outros clientes.

Tente perguntar alguma informação considerada confidencial para ele, sobre algum cliente. A melhor resposta do consultor é: “não posso revelar”. Fique contente com isso!

Desenvolvi dois artigos que podem te ajudar, dependendo do momento que você se encontra.  Se você ainda não abriu uma loja e procura uma consultoria e se você já abriu uma loja e pretende contratar uma consultoria. Confira:

A Sanders Digital conta com um time de consultores especializados. Quer conhecer mais sobre esse nosso serviço? Acesse aqui.

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