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Por que implantar uma loja na Shopify?

Por que implantar uma loja na Shopify?

Shopify é uma das maiores plataformas de e-commerce do mundo, com mais de 800 mil lojas ativas em 175 países. Tem capital aberto na bolsa de NY (NYSE: SHOP) e um valuation de alguns bilhões de dólares, o que a torna uma opção sólida para o seu negócio.

Recentemente vem ganhando cada vez mais relevância também no Brasil, embora não existam dados oficiais a estimativa são de mais de 10 mil lojas ativas em nosso país, tendo em vista que a plataforma está 100% traduzida para o nosso idioma local. Também vem se integrando com diversos gateways de pagamento locais e serviços voltados para o e-commerce brasileiro.

A plataforma é uma das mais estáveis e completas, contando com o modelo de tecnologia SaaS (Software como serviço). As vantagens de uma plataforma SaaS são muitas, principalmente pelo fato de não se preocupar com evoluções da aplicação e servidores de hospedagem. Tudo isso fica a cargo da plataforma, fazendo com que o foco do lojista seja cada vez mais o de vender e proporcionar uma experiência melhor para o cliente.

O que mais surpreende no Shopify é a interface administrativa limpa e simples, porém, poderosa e rica em recursos. Destaco algumas:

Coleções/Tags

Na Shopify não existe o conceito de “departamento”, “categoria”, “filtro” – pelo menos não na forma como você cadastra.

Página de tags e coleções no Admin da Shopify
Página de Tags e Coleções do Admin da Shopify

Você pode criar uma coleção, que pode servir de departamento na sua loja, e criar filtros de maneira automática, um grande ponto para a Shopify. Por exemplo, em uma loja de vinhos, você quer criar um filtro para todo vinho que contenha “Malbec” no nome, é só utilizar a condição por nome de produto igual a “Malbec” e pronto, a mágica acontece: ele automaticamente cria um filtro com os produtos dentro desta regra.

Isso em muitas plataformas significa ter que subir arquivos com os códigos dos produtos para vincular a um filtro, acessar produto a produto para vincular com um filtro. É um trabalhão que na Shopify o lojista em poucos cliques consegue criar um filtro ou uma coleção de produtos de maneira simples e eficiente.

Possibilidade de criar um pedido para o seu cliente

Uma das funcionalidades mais interessantes e que até mesmo pode parecer básica para muita gente, sim, muitas plataformas não tem esse tipo de funcionalidade, é poder no seu próprio painel administrativo criar um pedido para um determinado cliente.

Na plataforma Shopify você consegue fazer isso inclusive utilizando o aplicativo mobile, vamos falar mais sobre isso no decorrer deste artigo, montando um carrinho com os produtos selecionados para o cliente e enviando para o e-mail dele, veja:

Tela de criação da ordem de pedido no Admin da Shopify.
Tela de criação da ordem de pedido no Admin da Shopify

De forma simples, o cliente recebe um e-mail com o pedido dele, bastando clicar em “Pagar” para ir até o checkout e efetuar o pagamento com cartão de crédito, ou, se você já recebeu de alguma forma deste cliente, simplesmente marcando como já pago.

Ferramentas para análise da sua loja

Outro ponto alto da plataforma são os relatórios de indicadores de desempenho, é claro que nada substitui o Google Analytics, e sim, ela integra de forma super simples, contando inclusive com um “Live View” bem bonito:

Tela do Live View no Admin da Shopify.
Tela do Live View no Admin da Shopify

Uma das vantagens do Shopify ser tão difundida lá fora é que a maioria das plataformas de BI e Dashboard já possuem conectores, como GeckoBoard, Klipfolio, entre outras. Geralmente o lojista sofre em analisar no Google Analytics suas métricas captadas e tendo que avaliar na plataforma de e-commerce as suas métricas do que foi pago/faturado. Lembrando que pedido efetuado não é pedido pago, muitos cartões não passam, boletos não são pagos e é importante que isso seja analisado. Com essa conectividade, é possível criar dashboards trazendo dados do Shopify e do Google Analytics, ou seja, toda informação em um único lugar!

Customização do layout

Um outro ponto forte é a personalização do layout e o volume de temas (templates) bem elaborados que se encontram na internet para aquisição. Aqui na agência já somos certificiados como Shopify Experts e o que fazemos é criar um tema para os lojistas dentro do Shopify, podendo inclusive ser template-based, ou seja, baseado em algum tema que foi adquirido.

A grande sacada aqui é a forma como você pode personalizar o seu tema depois da agência ter criado toda a camada visual:

Tela do gerenciador de layout no admin da Shopify.
Tela do gerenciador de layout no admin da Shopify

Blog nativo

A plataforma conta com o recurso de Blog de forma nativa. A grande vantagem aqui é que além de concentrar tudo em um único ambiente administrativo, você ainda conta com toda segurança e estabilidade da própria plataforma, sem precisar contratar um servidor externo com custos adicionais para hospedar um WordPress, por exemplo, muito menos se preocupar com as falhas de segurança do mesmo.

Loja de Apps

Muitas vezes você possui um negócio com certas particularidades e regras de negócio, isso na maioria das vezes é um impeditivo na hora de selecionar alguma plataforma. A grande sacada da loja de apps da Shopify é a extensibilidade. Provavelmente se a plataforma não tem uma funcionalidade que você precisa para o seu negócio, com certeza na loja de Apps você deve encontrar. Todas as APIs da Shopify são abertas, se o que você precisa não está disponível na App Store, isso pode ser facilmente desenvolvido.

Além disso, na loja de Apps é possível encontrarmos extensões para melhorar ainda mais o SEO da loja, integrar com alguma ferramenta de SAC, além das diversas extensões para melhorar a retenção do seu cliente dentro da loja e integrar com a sua ferramenta de e-mail marketing, como o Mailchimp.


É possível, por exemplo, adquirir um App dos Correios para a integração com os meios de entrega (SEDEX, PAC) de forma automática e consultando os preços diretamente na base dos Correios, sem precisar se preocupar com subida de planilhas complexas.

Integração com Facebook e Google

Quando falamos de integração com Facebook ou Google geralmente vem à mente os ícones para o usuário seguir a sua página no Facebook, por exemplo. Na Shopify a ideia é diferente: a integração é com foco na venda. O Shopify realiza uma integração com o Google Shopping e com o catálogo do Facebook de forma nativa, ou seja, você pode criar uma campanha de lançamento de um produto pelo próprio Shopify, integrando com os anúncios tanto do Google, quanto do Facebook.

Não vamos entrar no mérito aqui do que é melhor para a conversão de uma campanha, se é criando uma campanha dentro do Shopify ou criando fora no próprio ambiente das mídias, a ideia é demonstrar que existe esse recurso!

Aplicativo para lojista

Talvez um dos melhores aplicativos que já usei. Você pode patricamente administrar sua loja inteira no aplicativo mobile do Shopify, disponível tanto para iOS, quanto para Android.

Quer mudar um elemento de banner? Dá para mudar.
Quer alterar um preço de produto? Dá para alterar.
Quer criar um filtro novo para uma coleção? Dá para criar!

Eles conseguiram colocar a experiência toda do admin desktop deles em um aplicativo. Desta forma sim, podemos dizer que a loja no Shopify fica na palma das mãos, não somente a gestão dos pedidos, mas também toda a gestão de catalogo, visual, clientes e até mesmo, o que falamos acima, da possibilidade de criar um pedido para o cliente na hora!

App mobile para lojistas Shopify
App mobile para lojistas Shopify

Nesse artigo destacamos algumas das vantagens e possibilidades com Shopify, porém, aqui vão as respostas para algumas perguntas frequentes que temos recebido:

Consigo abrir uma loja Shopify sem nenhum custo?

Você dificilmente conseguirá ter uma plataforma de comércio eletrônico sem nenhum custo. Como já tratamos por aqui, sempre haverá um custo ou uma limitação mensal. No caso da Shopify, você tem 14 dias gratuitos para testar a plataforma.

A App Store possui apps brasileiros?

Sim, cada vez mais a loja de aplicativos da Shopify vem crescendo com novos desenvolvedores brasileiros criando soluções para que a plataforma fique aderente ao mercado brasileiro.

Como sei que a plataforma Shopify é a ideal para o meu negócio?

A Shopify já comprovou ser uma plataforma que consegue atender desde pequenos lojistas até mesmo grandes operações de loja com mais de mil pedidos por dia. As facilidades para o lojista são enormes, com um ambiente de administração amigável, um catalogo fácil de manipular e com layouts que convertem bem.

A Sanders é uma agência que faz parte do seleto grupo de “Shopify Experts”, ou seja, temos um selo da Shopify afirmando que somos capazes de entregar um projeto completo na plataforma.

Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas!


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