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Danone

Descubra como a Sanders fez a loja virtual da Danone crescer 78% em 6 meses.

Utilizando análises de comportamento do consumidor, fizemos o redesign da loja virtual, com um layout inovador focado em conversão, que melhorou a experiência do usuário. Além disso, descobrimos e solucionamos um problema de logística que comprometia mais de um terço das sessões. O resultado foi um aumentando contundente de acessos e de vendas no e-commerce.

Desafio

Quando fomos convidados para fazer o redesign da loja virtual Sabor de Viver nos deparamos com um layout antigo e impreciso. O site era confuso e de difícil navegação, por isso, começamos desenvolvendo um layout focado na usabilidade.

No entanto, durante a criação do layout, percebemos que a lógica do site original e do que estávamos desenvolvendo não atendia ao consumidor daquele e-commerce.

A Loja Virtual Sabor de Viver faz parte da Divisão de Nutrição Especializada da Danone. Entre os produtos estão alimentos para Nutrição Enteral, Suplementos Orais e Fórmulas Especiais para pacientes com Alergia Alimentar e Doenças Metabólicas.

Os consumidores do site procuravam produtos bastante específicos e tinham dificuldade em encontrá-los. A navegação e os nomes não eram intuitivos, sendo muito técnicos e quadrados.

Outro ponto percebido durante a análise do comportamento do consumidor foi o fato que as pessoas precisavam consumir o produto com certa frequência. Sendo comum optarem por adquirir vários sabores diferentes do mesmo suplemento, assim não ficavam enjoadas ao consumir sempre o mesmo sabor do produto

O sistema de desconto progressivo também era pouco mostrado, o consumidor só conseguia ver o quanto havia ganhado no final da compra. Muitas vezes ele nem percebia que havia conseguido desconto.

Percebemos também, numa análise da jornada do consumidor no site, que muitos desistiam da compra quando aparecia o valor do frete. O frete ficava muito caro dependendo da região pedida, muitas vezes ultrapassando o valor do pedido. Ao analisar os sellers espalhados pelo país, percebemos que eles não eram estruturados e não cobriam boa parte do território nacional, de forma que o seller coringa tinha de fazer todos os fretes, o que deixava muito caro.

 

Solução

Para solucionar o problema desenvolvemos um layout inovador focado na conversão. Para isso, fizemos pesquisas com usuários reais para entender o comportamento de compra, além de análises comportamentais e entrevistas..

Foram definidas personas e separados os produtos em categorias relacionadas. Fizemos pequenos textos sobre cada uma, com imagens que remetiam a essa persona e a ajudavam a entender qual tipo de produto ela encontrava ali.

Na página do produto, colocamos todos os sabores do mesmo produto, assim, o consumidor passou a poder selecionar vários sabores em uma única compra. Outro ponto alterado foi a demonstração do desconto progressivo: assim que o consumidor atingia o valor mínimo  o preço já era alterado, mostrando quanto ele tinha de redução. O CTA também era alterado, passando de “Compre Agora” para “Compre Agora com desconto!”.

Para solucionar o problema do frete sugerimos para a Danone a reestruturação dos sellers, tirando aqueles que não mantinham estoque e contratando novos. Também propomos a troca do seller coringa, a Danone contratou um novo full commerce mais eficiente e preparado para atuar como seller coringa.

 

Resultados

A loja virtual Sabor de Viver teve um crescimento de 78% entre julho e dezembro de 2015. O e-commerce tornou-se responsável por 47% das vendas de toda a divisão no ano, contra 20% em 2014. O tempo até a conversão final diminuiu 7% e o ticket médio aumentou 8%. Com a otimização do SEO, aumentamos em 49% a receita a partir da busca orgânica. Nós conseguimos trazer soluções para além da loja virtual, aumentando a eficiência das entregas e solucionando um problema de logística que comprometia cerca de 35% das vendas do e-commerce.